segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Xadrez Escolar - Uma Realidade Nacional


É extremamente empolgante saber da grande variedade de projetos educacionais envolvendo a prática do xadrez em Escolas Públicas no Brasil.

Essa realidade, graças a Deus, tornou-se praxe na maioria dos Estados brasileiros, muitos dos quais, com ênfase em trabalhos acadêmicos europeus, que desde a década de 50, demonstram a utilidade e competência do Xadrez, como atividade assessória ao bom desenvolvimento curricular de alunos entre 8 e 15 anos.

Na cidade de Rio Claro- SP, a colega DANIELLE CRISTOFOLETTI (foto), a querida Dani, teve tese de Mestrado apresentada da Faculdade de Pedagogia da UNESP sobre o tema, obtendo nota máxima pela competência da pesquisa. . Prometo questioná-la e publicar link para acesso à referida tese acadêmica, para aqueles que desejam saber mais.

O excelente site do Clube de Xadrez (www.clubedexadrez.com.br), coordenado por Gerson Batista, dedica especial atenção ao tema do xadrez nas escolas, aglutinando textos de diversos autores. Todos são pessoas ligadas direta ou indiretamente ao xadrez e que trabalham com crianças e adolescentes, em escolas públicas e particulares. São projetos e experiências capazes de nortear os interessados na implementação do xadrez escolar.

Interessante também, a página da Liga de Xadrez (www.ligadexadrez.com.br) que se dedica ao desenvolvimento do xadrez aplicado às crianças. Torneios e parcerias estão presentes nas descrições e informações.

Um dos trabalhos que se iniciam nesse sentido, é o realizado pelo IXC (Internet Xadrez Clube). Não é único, mas trata-se de um Clube de Xadrez cibernético, genuinamente brasileiro, e interessado em eventos direcionados a incentivar o Xadrez Nacional. Com essa postura, o IXC inaugura Projeto Escolar Piloto, de inclusão de Escolas Públicas de Porto Alegre e região.

Em um ambiente quase "fantasmagórico" do xadrez brasileiro junto às massas, é maravilhoso perceber que pessoas sérias estão dispostas à contribuir para que o Xadrez ocupe o mesmo espaço pedagógico que, há pelo menos 40 anos, os europeus já conhecem: o de ser a melhor ferramenta lúdico-educacional que existe.

Publico, a seguir, texto informativo sobre o Projeto Escolar do IXC (www.ixc.com.br):


Projeto Piloto da Sala Xadrez Escolar do IXC começa suas atividades.

Quem teve a oportunidade de entrar no IXC já percebeu a novidade.
Em Parceria inédita com a FGX, o IXC desenvolve o seu projeto de Xadrez escolar disponibilizando uma sala especial para estudantes do ensino fundamental:
A sala XADREZ ESCOLAR.
O projeto prevê cadastramento GRATUITO de milhares de estudantes, professores e escolas. Neste projeto piloto inicialmente estão sendo cadastrados alunos e professores de escolas de Porto Alegre, Novo Hamburgo e da região do Vale dos sinos-RS. Esta inciativa possibilitará já de início, entre muitas coisas:
-Uso da interface de facil entendimento, totalmente em PORTUGUÊS que facilitará na Inclusão digital do aluno, integrada a prática do Xadrez.
-Interação entre alunos de escolas e entre escolas.
-Disseminação da pratica do Xadrez como esporte sadio.
-Disponibilizar o IXC como ferramenta de apoio a professores para que incentivem mais ainda os estudantes a jogarem.
A idéia é futuramente fazer uma Integração Nacional do Xadrez via Internet entre as escolas.
Esta iniciativa demonstra que o IXC tem compromisso com o Nosso Xadrez e só está sendo possivel graças a aqueles verdadeiros enxadristas que se associam e apoiam o clube, pois estes perceberam a importancia de tal incentivo.
Está na hora de todos se unirem apoiarem, pois apesar das dificuldades que o Xadrez tem enfrentado neste país, ele está crescendo, e o IXC é um dos parametros deste crescimento.

Um comentário:

CLX disse...

Oh Chefe, por favor corrija o link do clxba.
www.clxba.blogspot.com
Grato!!!