quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FINAL DO BRASILEIRO - 2008 E IXC SÃO NOTÍCIAS NA MÍDIA INTERNACIONAL

Ladir Brant (Pres. FGX), Frnacisco Trois (Árbitro Principal), Rabino Rubens Najmanovich, Cesar Viegas (Árbitro Auxiliar) e Antônio Benevenga (Adm. IXC)


Um dos mais importantes e conceituados canais de informação enxadrística no mundo, o ChessBase, por iniciativa de Igor Feiberger, publicou em 30/12/08, matéria alusiva à Final do 75o. Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, realizado em Porto Alegre (RS), de resto, já bastante comentado e analisado pela mídia enxadrística nacional.

Que eu me recorde, é a 1a. vez que um importante órgão da imprensa enxadrística internacional, presta alguma atenção consistente em um evento nacional desse porte. Eventualmente, quando dos melhores momentos do nosso Mequinho, na década de 70, possam ter ofertado alguma consideração a nós, pobres Brazucas de pouco xadrez.

Sinais dos tempos ?? Fato isolado ?? Natural informação para internet ?? Talvez um pouco de todas essas hipóteses....

Em primeiro lugar, o xadrez brasileiro, em que pesem as enormes dificuldades existentes, consegue s
obreviver com um desempenho razoável no cenário internacional. Na última Olimpíada de Xadrez, realizada na cidade de Dresden, Alemanha, comparecemos com uma equipe de média expressão e, assim mesmo, obtivemos resultados importantes frente a adversários de melhor nível (comentários e resultados publicados nesse blog). Desempenhos internacionais como os de Krikor Mekhitarian, Andre Diamant, Alexander Fier, Diego Di Berardino e Felipe El Debs (este, um "terror" nas Olimpíadas de Dresden), apenas para citar alguns nomes do círculo enxadrístico paulistano e que acompanhamos com um pouco mais de atenção, devem ter contribuído para um pouco mais de consideração da mídia especializada.

Em segundo lugar, um site informativo internacional como o ChessBase, não se prontificaria a publicar matéria sobre o Campeonato Brasileiro se não considerasse de razoável interesse para os seus leitores mundiais, as infomações sobre jogadores, organização e competência na realização do evento.

Em terceiro lugar, pela 1a.vez ,
um site especificamente de xadrez, interessou-se em realizar a cobertura in loco do evento, transmitindo informações de rodadas e partidas, em tempo real pela internet. Classificação, fotos e curiosidades fizeram parte da cobertura realizada pelo Internet Xadrez Clube - IXC, durante todo o tempo de duração do torneio. Se por um lado, houve falhas técnicas eventuais e imprevisíveis, por outro sobrou iniciativa e competência para aprender com os problemas enfrentados. O resultado final, foi o completo reconhecimento e a enorme aprovação dos enxadrístas brasileiros.


Houve época em que riam do xadrez brasileiro, tanto no tabuleiro como nos clubes cibernéticos genuinamente nacionais. Hoje em dia, estamos incomodando .......

Nenhum comentário: