segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SIMULTÂNEA COM O MF LUCIANO MALTA MAIA


Na agradável tarde do último sábado, dia 31, tivemos a honra e o grande prazer de receber o MF LUCIANO MALTA MAIA, quando da realização de uma simultânea, jogada contra 11 tabuleiros, com direito a revanche, em um total de 18 partidas.

Devo dizer, que o Luciano é daqueles jogadores de xadrez com carisma suficiente para justificar a consideração pessoal que possui dos demais habitantes do meio enxadrístico paulistano. Trata-se de pessoa simples, atenciosa para com os pobres mortais "capivaras" e bastante competente na atividade das 64 casas.

Portanto, fica mais uma vez registrado o nosso agradecimento e os nossos respeitos, a pessoa do corajoso MF Luciano Maia. Corajoso, inclusive, porque compareceu com a carteira cheia (já foi dito que a quadrilha do Xadrez de Rua não assalta os convidados, no 1o. encontro)...

O nível médio dos participantes era de 2000 FPX. No cômpito geral, alguns jogos com alguma dificuldade, permitiram que o Nobre Luciano não tivesse uma tarde apenas de moleza. . Também, após 3 horas de embates, a concentração começa a cair.

De qualquer modo, acredito que o nível de avaliação enxadrística do evento, deva ser feito por quem realmente conhece do assunto. Fica aqui, portanto, aberta a porta para que o próprio Luciano teça os devidos comentários sobre a sua atuação, e a daqueles que considerar citáveis. Também fica o convite para que os participantes possam expressar as suas ponderações.

Dos 11 participantes, alguns solicitaram "revanche", após o esmagador placar de 11 vitórias , na 1a. "rodada" de jogos.

Os inconformados "capivaras", sentaram novamente para apanhar mais um pouquinho. Só que dessa vez, deram um pouco mais de trabalho ao já cansado Luciano. Resultado: 4 empates. Conseguiram convencer o Luciano: Luis "Jack" Martins, Rodrigo Martins (o Tikal), Kezys Tumenas e Reinier Freitas. O desempenho geral, apontou o invicto placar de 14 vitórias e 4 empates.

A avaliação que se pode fazer do evento parece ser a melhor possível. Na calçada da Cantina do Mário, mais de 15 pessoas observavam a realização da simultânea, incluindo um turista russo, provavelmente oriundo de uma visita ao Museu do Ipiranga. Ponto para a divulgação desse esporte que todos gostamos, mas que ainda tem pouco espaço na nossa quatrocentona cidade de São Paulo.

Agradecemos também a presença do MF Eduardo Marra e do conhecido enxadrista Roberto Del Bosco. Não participaram da simultânea, mas ambos abrilhantaram o nível do xadrez jogado na Associação de Jogadores de Xadrez de Rua. Sejam sempre bem-vindos...

4 comentários:

Unknown disse...

Grande Armando,

Parabéns mais uma vez por promover o xadrez de várias maneiras como amistosos, torneios e agora simultâneas.

Estava só esperando a publicação no seu blog para escrever no meu (CTRL+C/CTRL+V).

Retificação

Creio eu, que o MF Maia "bateu" em todos na 1º rodada de massacre e na 2º rodada que houve os empates informados claramente na sua crônica.

Obs.: Parece que o grande Jack, perdeu rapidamente a 1º rodada, por isso iniciou quase que junto com os outros a 2º rodada.


Abs

Xadrezderua disse...

Isso..isso...

Devidamente corrigido no texto.

Vc. e outros participantes são melhores analistas de xadrez para poderem tecer comentários sobre as partidas jogadas.

Ontem, 4a. feira, o Jack reproduziu a partida empatada. Parece que, de fato, caminharia para bispos de cores opostas, salvo melhor juizo....

Unknown disse...

Oh, armando tem como atualizar o link do blog sampachess para moglichess. Tive um pequeno problema com o nome e acabei perdendo o nome do sampa chess.

Unknown disse...

ops, agora é www.moglichess.blogspot.com