quarta-feira, 4 de março de 2009

ATIVIDADE FÍSICA

O Jornal Atividade Física, é um órgão da mídia esportiva nacional. Idealizado pelo ultra-maratonista Roberto Losada Pratti e Israel Bastos Junior, possui matérias de interesse e qualidade, para todos os interessados, principalmente os que praticam corridas pedestres.

Na sua edição do mês de março de 2009, deparei-me com algumas informações sobre o tipo de tênis mais adequado a ser utilizado, conforme o tipo de corrida que se deseja praticar.

O que isso tem a ver com xadrez ? Bem, sabemos que o conjunto de necessidades para enfrentar torneios de longa duração, passa pelo condicionamento físico do enxadrista profissional. Correr, nesse caso, é uma das alternativas praticada por vários deles.

E se não for pelo xadrez, no mínimo as informações do texto são pertinentes a todos que gostam de uma boa corrida.


CATEGORIAS DE TÊNIS PARA CORRIDA

Evaldo Darcy Bosio Filho - Fisioterapeuta especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas

Erodiana Freitas Novaes

Existem basicamente 6 categorias de tênis:

Tênis para Controle de Movimento (Motion-Control): São os mais rígidos. Recomendados para corredores com o arco do pé baixo, que tenham um tipo de pisada pronada moderada e severa. Esses corredores precisam de estabilidade e bom suporte na parte do tênis onde fica o arco do pé. Tipo de tênis de corrida bom para corredores pesados que precisam de estabilidade e durabilidade. Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para estabelecer maior estabilidade e suporte.

Tênis para Estabilidade (Stability): Esta categoria geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. São indicados para corredores com arco do pé baixo e normal, que tenham tipo de pisada pronada leve a moderada. Esses corredores precisam de suporte e amortecimento.

Tênis da categoria Amortecimento (Neutral-Cushioned): Tem a sola macia, oferece maior amortecimento, mas menor suporte. Usualmente são construídos com solados curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. São recomendados para corredores que precisam de máximo amortecimento e pouco suporte sobre o arco do pé. São tênis de corrida para quem tem pisada neutra ou pronada leve, com arco do pé normal ou alto.

Tênis de corrida da categoria Performance Training: Possui solado interno curvo ou semi-curvo. São indicados para dias de prova ou para serem usados durante o treino de velocidade quando o corredor tem biomecânica perfeita, pois oferecem amortecimento mínimo, não sendo recomendados para uso em treinos longos. São geralmente bem leves.

Tênis da categoria Racing: São específicos para uso em competições.

Tênis da categoria Trail: São destinados ao uso em trilhas e estradas de terra e terrenos acidentados ou enlameados. Estes tênis são reforçados para suportar os terrenos rústicos e têm o solado desenhado para dar mais tração em terrenos sem asfalto. Devido ao seu estilo mais rústico, estes tênis não são recomendados para uso em asfalto.

Nenhum comentário: