segunda-feira, 30 de março de 2009

SUGESTÃO PARA CRIANÇAS DE 02 A 05 ANOS

Após uma certa ausência motivada pela implantação de um novo negócio, retornamos com o nosso compromisso com esse magnânimo antro de informações enxadrísticas.

Recebi por e-mail, do incansável e competente colaborador do Grupo Yahoo! "Academia de Xadrez", Marcos Antonio Natal Gomes, informação sobre um joguinho bem bacana para iniciar crianças a partir dos 03 anos, na arte de saber xadrez. O jogo não é novo e se encontra disponível em vários portais de downloads, como o Baixaki, por exemplo. Seguem algumas informações para os interessados em ajudar os baixinhos a iniciarem-se na arte do Xadrez.

____________________________________________________________



"Ensine a criançada a jogar xadrez com este jogo muito colorido e divertido."

Cheesy Chess é uma forma diferente e divertida de introduzir os conceitos e regras do xadrez para os pequenos. O xadrez é um esporte que exige concentração, determinação e os mesmos valores exigidos pelas demais práticas esportivas.

O ensino de xadrez para crianças é um ótimo recurso para desenvolver o raciocínio, e habilidades mentais. Este esporte é indicado principalmente para as crianças porque trabalha a atenção, imaginação, recordação, percepção de mundo, planejamento, análise matemática dentre muitos sentidos.

Primeiros passos

Assim como os demais esportes, o xadrez exige treinamento, interesse e o principal, conhecer as regras do jogo. Neste ponto Cheesy Chess vai ajudar as crianças na faixa dos dois aos cinco anos a aprender desde a posição das peças no tabuleiro até quais movimentos são permitidos por cada uma.

Cheesy Chess utliza uma analogia com Cheese (queijo em inglês) e Chess (xadrez em inglês) para ensinar as crianças como jogar. O game consiste em capturar um pedaço de queijo utilizando uma das duas peças que aparecem no tabuleiro.

Peças coloridas e animadas.

O jogador tem que descobrir qual peça faz o movimento necessário para chegar ao queijo. O jogo trás algumas músicas que ensinam os pequenos como posicionar as peças no tabuleiro e para ouvi-las, basta clicar em “Setup Song” para soltar a voz e aprender a localização das peças.

Benefícios

Além dos benefícios oferecidos pelo próprio xadrez, o fato de as crianças utilizarem o computador para jogar Cheesy Chess é mais uma forma de desenvolver o raciocínio e agilidade. Para qualquer baixinho se tornar uma fera do tabuleiro tudo o que você precisa fazer é instalar Cheesy Chess, cantar a posição das peças e ensinar o próspero campeão quais os movimentos de cada peça.

Muitas cores.

Movimentos

Para os que não sabem, os movimentos das peças são estes: A dama pode se movimentar em qualquer direção e sem limite de casas. O rei também se move em qualquer direção, porém apenas uma casa. O cavalo se movimenta em “L”, ou seja, uma casa na horizontal e três na vertical, por exemplo. O bispo se movimenta em diagonal sem limite de casas. A torre de movimenta na horizontal ou vertical também sem limite de casas. O peão se movimenta somente para frente, porém na hora de capturar alguma peça, o faz na diagonal.

_________________________________________________________________________