
Fazia muito tempo que a mídia convencional com alguma importância não prestava atenção ao xadrez nacional. Que eu me recorde, a última iniciativa nesse sentido foi do falido jornal Diário Popular que publicava artigos e problemas em suas edições diárias. Mas isso foi há muito...
Por essa razão é que ficamos extasiados em saber do interesse da Rede Globo (pasmem, a Rede Globo !!!) em cobrir o xadrez nas Olimpíadas Escolares de 09. Inicialmente, foi a reportagem com a carismática Ana Vitoria Rothebarth, competente enxadrísta do Mato Grosso e, por acaso, frequentadora, quando possível, do Xadrez de Rua ( link do artigo no blog da Ana e visualização da reportagem em cadeia nacional no Globo Esporte, em http://oitoaoquadrado.blogspot.com/2009/06/xadrez-no-globo-esporte.html). Outras iniciativas da mesma emissora na cobertura do xadrez nas Olimpíadas Escolares podem ser vistas em http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1236392-5604,00.html.

Incrível, mas real, caro enxadrísta. A Rede Globo abriu espaço para nossa modalidade esportiva nessa 5a. edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras (as Olimpíadas tiveram sua 1a. edição em 2005). E tudo isso, no mês de Julho de 09.... Quem diria !!
Para quem não sabe, será no mês de Agosto a definição dos classificados para a fase final do xadrez escolar nacional. Os classificados na categoria de 10 a 14 anos, jogarão a final na cidade de Poços de Caldas (MG), entre 10 e 20 de Setembro. Os classificados entre 15 e 17 anos, disputarão a final nas cidades de Maringá e Londrina (PR).

Não resta dúvida de que o reconhecimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a todas as modalidades esportivas das Olimpíadas Escolares consolidou maior importância jornalística a cada uma delas. O xadrez inclusive... Porque, insisto, não me recordo de ter visto a Rede Globo emprestar qualquer espaço televisivo ao xadrez brasileiro, nos últimos 5 anos, menor do que 15 segundos...... Desde o advento do incomparável Mequinho, na década de 70, não se dispunha de tanto tempo televisivo para o nosso esporte, como agora...
Quem sabe, não estejamos diante de novos tempos....