sexta-feira, 31 de julho de 2009

XADREZ NAS OLIMPIADAS ESCOLARES EM EVIDÊNCIA




Fazia muito tempo que a mídia convencional com alguma importância não prestava atenção ao xadrez nacional. Que eu me recorde, a última iniciativa nesse sentido foi do falido jornal Diário Popular que publicava artigos e problemas em suas edições diárias. Mas isso foi há muito...

Por essa razão é que ficamos extasiados em saber do interesse da Rede Globo (pasmem, a Rede Globo !!!) em cobrir o xadrez nas Olimpíadas Escolares de 09. Inicialmente, foi a reportagem com a carismática Ana Vitoria Rothebarth, competente enxadrísta do Mato Grosso e, por acaso, frequentadora, quando possível, do Xadrez de Rua ( link do artigo no blog da Ana e visualização da reportagem em cadeia nacional no Globo Esporte, em http://oitoaoquadrado.blogspot.com/2009/06/xadrez-no-globo-esporte.html). Outras iniciativas da mesma emissora na cobertura do xadrez nas Olimpíadas Escolares podem ser vistas em http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1236392-5604,00.html.

Incrível, mas real, caro enxadrísta. A Rede Globo abriu espaço para nossa modalidade esportiva nessa 5a. edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras (as Olimpíadas tiveram sua 1a. edição em 2005). E tudo isso, no mês de Julho de 09.... Quem diria !!

Para quem não sabe, será no mês de Agosto a definição dos classificados para a fase final do xadrez escolar nacional. Os classificados na categoria de 10 a 14 anos, jogarão a final na cidade de Poços de Caldas (MG), entre 10 e 20 de Setembro. Os classificados entre 15 e 17 anos, disputarão a final nas cidades de Maringá e Londrina (PR).

Não resta dúvida de que o reconhecimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a todas as modalidades esportivas das Olimpíadas Escolares consolidou maior importância jornalística a cada uma delas. O xadrez inclusive... Porque, insisto, não me recordo de ter visto a Rede Globo emprestar qualquer espaço televisivo ao xadrez brasileiro, nos últimos 5 anos, menor do que 15 segundos...... Desde o advento do incomparável Mequinho, na década de 70, não se dispunha de tanto tempo televisivo para o nosso esporte, como agora...

Quem sabe, não estejamos diante de novos tempos....

5 comentários:

Ana Vitória disse...

:)

Espero que este interesse da midia continue no âmbito nacional também... Há tantos outros lugares, enxadristicas que deveriam ser divulgados. Para as pessoas passarem a conhecer mais a modalidade, os torneios que se fazem, o que o xadrez proporciona!

Aqui no meu Estado, MATO GROSSO, e não MS como relatado por engano aqui (Te perdoo viu Armando? hehehe), já houve outras matérias comigo sobre xadrez, mas esta em âmbito nacional realmente foi a primeira.

Não lembro também de reportagens na Tv falando sobre Xadrez Escolar com essa enfase tão grande. Já havia visto matérias aleatorias, com pouco objetivo em curto tempo, pois sempre destacavam mais outros esportes.

Espero também que isso posso significar uma nova era nos veiculos de informação!

Xadrezderua disse...

ERRATA: O imbecil do autor do post, errou... onde se lê, Mato Grosso do Sul, leia-se Mato Grosso.

O texto já foi corrigido....

Mais um fora com vc. Aninha (acertei dessa vez.. sem os 2 "n"). Te devo mais uma.

Em tempo: VC. É MARAVILHOSA EM TODOS OS SENTIDOS.... O RAFA É UM CARA DE MUUUITA SORTE... PARABÉNS A VCS....

Rafael Pimentel disse...

Grande Armando,

creio que seja muito importante os Enxadristas não deixarem a 'peteca cair' e continuar essas divulgações.

Fiquei e ficamos todos muitos felizes em assistir Ana - agora uma atriz global né? - e ver tudo o que a jovem já ultrapassou.

Ê Armando, aqui num tem sorte não, é competência Rapaz!

Um forte abraço e é muito bom o pessoal contar com pessoas como Você no meio enxadrístico e continue postando!

OBS.: Ae, foi no Continental?

Ruan Souza disse...

Excelente artigo, com certeza a comunidade enxadristica deve encarar como uma grande vitoria. Xadrez é u esporte que traz inumeros beneficios, sobretudo as crianças. Precisa ser valorizado, divulgado e apoiado de várias formas.
E obrigado por incluir meu blog em seu blogroll, sinto-me bastante honrado. Saudações!

Associação de Jogadores de Xadrez de Rua disse...

Prezado Ruan..

Não há nada que agradecer. O seu Blog é muito bom e bastante interessante. É um privilégio nosso poder linká-lo (existe esse verbo ?? .... rss) ao nosso blog. Melhor para os nossos leitores.... Parabéns pelo trabalho.


Nobiliárquico Rafael...

De fato, não fui nenhuma vez ao CSXP, nesse Continental. Mas fiquei contente em saber dos novos tempos por lá. A maior divulgação do xadrez leva a facilidade de patrocínio aos eventos...
Que seja uma nova e positiva fase dentro do tradicionalíssimo CXSP. É a nossa Meca do xadrez brasileiro...