Venham jogar consoco, todas as 4as. feiras (a partir das 18:00) e aos Sábados ( a partir das 15:00), na Praça Min. Fagundes de Almeida, em frente ao HOSPITAL SÃO CAMILO - IPIRANGA, na calçada da CANTINA DO MÁRIO, pertinho do Museu do Ipiranga
domingo, 9 de agosto de 2009
sábado, 8 de agosto de 2009
MAIS UMA EXCELENTE INICIATIVA....
Quando algumas dessas pessoas se encontram e resolvem trabalhar, o resultado é geralmente muito positivo. Foi o que aconteceu com os competentes Rafael Pimentel, Ana Rothembach e Reinier Freitas. Complementando o trabalho que realizam individualmente (cada um deles mantem um blog particular) inauguraram uma iniciativa coletiva, concretizada pela publicação do BLOGS DE XADREZ.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
XADREZ NAS OLIMPIADAS ESCOLARES EM EVIDÊNCIA
Fazia muito tempo que a mídia convencional com alguma importância não prestava atenção ao xadrez nacional. Que eu me recorde, a última iniciativa nesse sentido foi do falido jornal Diário Popular que publicava artigos e problemas em suas edições diárias. Mas isso foi há muito...
Por essa razão é que ficamos extasiados em saber do interesse da Rede Globo (pasmem, a Rede Globo !!!) em cobrir o xadrez nas Olimpíadas Escolares de 09. Inicialmente, foi a reportagem com a carismática Ana Vitoria Rothebarth, competente enxadrísta do Mato Grosso e, por acaso, frequentadora, quando possível, do Xadrez de Rua ( link do artigo no blog da Ana e visualização da reportagem em cadeia nacional no Globo Esporte, em http://oitoaoquadrado.blogspot.com/2009/06/xadrez-no-globo-esporte.html). Outras iniciativas da mesma emissora na cobertura do xadrez nas Olimpíadas Escolares podem ser vistas em http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1236392-5604,00.html.
Incrível, mas real, caro enxadrísta. A Rede Globo abriu espaço para nossa modalidade esportiva nessa 5a. edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras (as Olimpíadas tiveram sua 1a. edição em 2005). E tudo isso, no mês de Julho de 09.... Quem diria !!
Para quem não sabe, será no mês de Agosto a definição dos classificados para a fase final do xadrez escolar nacional. Os classificados na categoria de 10 a 14 anos, jogarão a final na cidade de Poços de Caldas (MG), entre 10 e 20 de Setembro. Os classificados entre 15 e 17 anos, disputarão a final nas cidades de Maringá e Londrina (PR).
Não resta dúvida de que o reconhecimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) a todas as modalidades esportivas das Olimpíadas Escolares consolidou maior importância jornalística a cada uma delas. O xadrez inclusive... Porque, insisto, não me recordo de ter visto a Rede Globo emprestar qualquer espaço televisivo ao xadrez brasileiro, nos últimos 5 anos, menor do que 15 segundos...... Desde o advento do incomparável Mequinho, na década de 70, não se dispunha de tanto tempo televisivo para o nosso esporte, como agora...
Quem sabe, não estejamos diante de novos tempos....
quarta-feira, 22 de julho de 2009
RETORNO...
segunda-feira, 30 de março de 2009
SUGESTÃO PARA CRIANÇAS DE 02 A 05 ANOS
____________________________________________________________
Cheesy Chess é uma forma diferente e divertida de introduzir os conceitos e regras do xadrez para os pequenos. O xadrez é um esporte que exige concentração, determinação e os mesmos valores exigidos pelas demais práticas esportivas.
O ensino de xadrez para crianças é um ótimo recurso para desenvolver o raciocínio, e habilidades mentais. Este esporte é indicado principalmente para as crianças porque trabalha a atenção, imaginação, recordação, percepção de mundo, planejamento, análise matemática dentre muitos sentidos.
Primeiros passos
Assim como os demais esportes, o xadrez exige treinamento, interesse e o principal, conhecer as regras do jogo. Neste ponto Cheesy Chess vai ajudar as crianças na faixa dos dois aos cinco anos a aprender desde a posição das peças no tabuleiro até quais movimentos são permitidos por cada uma.
Cheesy Chess utliza uma analogia com Cheese (queijo em inglês) e Chess (xadrez em inglês) para ensinar as crianças como jogar. O game consiste em capturar um pedaço de queijo utilizando uma das duas peças que aparecem no tabuleiro.
O jogador tem que descobrir qual peça faz o movimento necessário para chegar ao queijo. O jogo trás algumas músicas que ensinam os pequenos como posicionar as peças no tabuleiro e para ouvi-las, basta clicar em “Setup Song” para soltar a voz e aprender a localização das peças.
Benefícios
Além dos benefícios oferecidos pelo próprio xadrez, o fato de as crianças utilizarem o computador para jogar Cheesy Chess é mais uma forma de desenvolver o raciocínio e agilidade. Para qualquer baixinho se tornar uma fera do tabuleiro tudo o que você precisa fazer é instalar Cheesy Chess, cantar a posição das peças e ensinar o próspero campeão quais os movimentos de cada peça.
Movimentos
Para os que não sabem, os movimentos das peças são estes: A dama pode se movimentar em qualquer direção e sem limite de casas. O rei também se move em qualquer direção, porém apenas uma casa. O cavalo se movimenta em “L”, ou seja, uma casa na horizontal e três na vertical, por exemplo. O bispo se movimenta em diagonal sem limite de casas. A torre de movimenta na horizontal ou vertical também sem limite de casas. O peão se movimenta somente para frente, porém na hora de capturar alguma peça, o faz na diagonal.
_________________________________________________________________________
quarta-feira, 4 de março de 2009
ATIVIDADE FÍSICA
O Jornal Atividade Física, é um órgão da mídia esportiva nacional. Idealizado pelo ultra-maratonista Roberto Losada Pratti e Israel Bastos Junior, possui matérias de interesse e qualidade, para todos os interessados, principalmente os que praticam corridas pedestres.
Na sua edição do mês de março de 2009, deparei-me com algumas informações sobre o tipo de tênis mais adequado a ser utilizado, conforme o tipo de corrida que se deseja praticar.
O que isso tem a ver com xadrez ? Bem, sabemos que o conjunto de necessidades para enfrentar torneios de longa duração, passa pelo condicionamento físico do enxadrista profissional. Correr, nesse caso, é uma das alternativas praticada por vários deles.
E se não for pelo xadrez, no mínimo as informações do texto são pertinentes a todos que gostam de uma boa corrida.
CATEGORIAS DE TÊNIS PARA CORRIDA
Evaldo Darcy Bosio
Erodiana Freitas Novaes
Existem basicamente 6 categorias de tênis:
Tênis para Controle de Movimento (Motion-Control): São os mais rígidos. Recomendados para corredores com o arco do pé baixo, que tenham um tipo de pisada pronada moderada e severa. Esses corredores precisam de estabilidade e bom suporte na parte do tênis onde fica o arco do pé. Tipo de tênis de corrida bom para corredores pesados que precisam de estabilidade e durabilidade. Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para estabelecer maior estabilidade e suporte.
Tênis para Estabilidade (Stability): Esta categoria geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. São indicados para corredores com arco do pé baixo e normal, que tenham tipo de pisada pronada leve a moderada. Esses corredores precisam de suporte e amortecimento.
Tênis da categoria Amortecimento (Neutral-Cushioned): Tem a sola macia, oferece maior amortecimento, mas menor suporte. Usualmente são construídos com solados curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé. São recomendados para corredores que precisam de máximo amortecimento e pouco suporte sobre o arco do pé. São tênis de corrida para quem tem pisada neutra ou pronada leve, com arco do pé normal ou alto.
Tênis de corrida da categoria Performance Training: Possui solado interno curvo ou semi-curvo. São indicados para dias de prova ou para serem usados durante o treino de velocidade quando o corredor tem biomecânica perfeita, pois oferecem amortecimento mínimo, não sendo recomendados para uso em treinos longos. São geralmente bem leves.
Tênis da categoria Racing: São específicos para uso em competições.
Tênis da categoria Trail: São destinados ao uso em trilhas e estradas de terra e terrenos acidentados ou enlameados. Estes tênis são reforçados para suportar os terrenos rústicos e têm o solado desenhado para dar mais tração em terrenos sem asfalto. Devido ao seu estilo mais rústico, estes tênis não são recomendados para uso em asfalto.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
O FEBEAPÁ E A FPX
"Há sujeitos tão inábeis que sua ausência preenche uma lacuna."
( Stanislaw Ponte Preta )
Durante a Ditadura Militar (1964 a 1985), houve um oficial do Exército que compareceu com a esposa em uma encenação da tragédia grega "Antígona", de Sófocles. O teatro era o TUCA (Teatro da Universidade Católica de SP), local em que espetáculos de resistência e vanguarda tinham espaço garantidos. O ano era 1966.
Como a peça tratasse de temática política intensa, por volta do 3o. Ato, o digníssimo oficial, indignou-se. Parou o espetáculo, mandou que acendessem as luzes, convocou a Polícia e deteminou a imediata prisão do autor do texto .... Foi um pouco difícil encontrar o autor da peça, já que Sófocles morreu em 406 a.C.
Essa e outras histórias de imbecilidades cometidas pela "inteligência" do Regime Militar, são contadas pelo joranlista e escritor Sergio Porto, através de seu pseudônimo mais conhecido, Stanislaw Ponte Preta, em um livro publicado na década de 60, cujo nome é sugestivo: FEBEAPÁ - Festival de Besteiras que Assolam o País.
Lembrei dessa história, ao saber do conteúdo da Ficha de Inscrição de jogadores, do 16o. Open de Xadrez de Itu, realizado no último dia 15/02. Na página da Federação Paulista de Xadrez alusiva às inscrições, encontra-se o seguinte texto:
Entendi... Para a FPX, disputar torneios de xadrez deve ser algo perigoso ou ultrajante. Portanto, é pertinente a expressão "por livre espontânea vontade", uma vez que os jogadores de xadrez comparecem para disputar torneios sempre em razão de um sequestro, extorsão ou qualquer tipo de ameaça. Jamais "por livre espontânea vontade". . Resumindo: VAMOS PRENDER SÓFOCLES, EM 1966..... A sequência do texto é mais interessante:
"..... isentando de qualquer responsabilidade a organização, patrocinadores e demais entidades de apoio....."
Certo... A Federação Paulista de Xadrez é a organizadora de um evento para mais de 100 pessoas e não tem responsabilidade nenhuma sobre o fato. Imagino que nas legislções Civil e Penal desse país, tenha havido uma alteração nos textos referentes à responsabilidade, de modo a excluir a FPX das consequências de seus atos (ou omissões). É a tese da "excludente de imputabilidade FPX". Devo ter faltado a essa aula....
Além desse delírio de se considerar acima das leis vigentes, a expressão atesta a auto-incompetência da FPX. De fato, se não me responsabilizo é porque não me sinto em condições de realizar o evento.
Resumindo: QUEM MANDA AQUI SOU EU, MESMO SEM TER COMPETÊNCIA....
Ignorância com fantasias de autoritarismo: é o FEBEAPÁ na FPX....
sábado, 14 de fevereiro de 2009
6o. TORNEIO ABERTO DO XR - RESULTADOS E COMENTÁRIOS
Na chuvosa tarde desse sábado, 14/02, mais um torneio realizado na calçada da tradicional Cantina do Mário, nosso local de jogos. Vinte e seis jogadores compareceram para as 5 rodadas de 21 x 21, na 1a. Etapa do Circuito Rápido do XR, em 2009. Organização de Claudio Bedotti e arbitragem a cargo de José Roberto Ottati.
A teimosa chuva fina, que durou praticamente as 5 horas de torneio, não foi capaz de tirar o ânimo dos jogadores presentes. O toldo sobre a calçada segurou toda a água que pode, preservando o desempenho de todos. De qualquer maneira, o número de 26 jogadores inscritos foi suficiente para que todos tivessem o devido conforto. Se tivéssemos mais jogadores, em razão da chuva, teríamos que "apertar" mais o espaço entre as mesas.
No cômputo geral, sete jogadores concorriam para os primeiros lugares, conforme o rankiamento apresentado. Uma pequena surpresa na vitória de Marcos Lico sobre Cassius Alexander, na 1a. Rodada.
2 BRUNO MORADO, [0] 1:0 JORGE KAFHOURI, [0]
3 MARCOS LICO, [0] 1:0 CASSIUS A. SILVA, [0]
4 RICARDO PAOLUCCI, [0] 1:0 SIDNEY D. ALVES, [0]
5 JOVANE NIKOLIC, [0] 0:1 ROBSON SOMEKAWA, [0]
6 RODRIGO MARTINS, [0] 1:0 LUIS MARTINS, [0]
7 MARCELO ALVES, [0] 0:1 CRISTHIAN AVGOUST, [0]
8 DIOGO L. LEITE, [0] 1:0 CARLOS FABRINO, [0]
9 DANTE HONDA, [0] 0:1 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, [0]
10 REINIER FREITAS, [0] 1:0 ADLER NIKOLIC, [0]
11 MAURICIO SCHINDLER, [0] 0:1 NILSON FARIA, [0]
12 AIRTON MOLILAS, [0] 0:1 RODRIGO GUIMARAES, [0]
13 WASHINGTON ASSIS, [0] 0:1 CARLOS MURAI, [0]
Tirando o resultado da Mesa 03, nenhuma outra surpresa. E vamos a 2a. Rodada.
2 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, [1] 0:1 BRUNO MORADO, [1]
3 NILSON FARIA, [1] 0:1 RICARDO PAOLUCCI, [1]
4 ROBSON SOMEKAWA, [1] 0:1 REINIER FREITAS, [1]
5 CARLOS MURAI, [1] 0:1 RODRIGO MARTINS, [1]
6 CRISTHIAN AVGOUST, [1] 0:1 MARCOS LICO, [1]
7 RODRIGO GUIMARAES, [1] 0:1 DUILIO MURAI, [0]
8 CASSIUS A. SILVA, [0] 1:0 MARCELO ALVES, [0]
9 CARLOS FABRINO, [0] 1:0 AIRTON MOLILAS, [0]
10 JORGE KAFHOURI, [0] 1:0 DANTE HONDA, [0]
11 SIDNEY D. ALVES, [0] 0:1 MAURICIO SCHINDLER, [0]
12 ADLER NIKOLIC, [0] 0:1 JOVANE NIKOLIC, [0]
13 LUIS MARTINS, [0] 0:1 WASHINGTON ASSIS, [0]
Jogo disputado até os segundos finais, na Mesa 01. No final, Saito forçou repetições, com Reis em oposição. O vencedor do último torneio do XR, Diogo Leite, não percebeu a queda de tempo do oponente, quando ainda tinha 17 segundos. Continuou jogando e foi decretado o empate, sob os olhares atentos de mais de 10 espectadores. Morado e Paolucci, sempre sólidos nas posições, não permitiram contra-jogo de seus adversários. Na Mesa 06, outra boa vitória de Marcos Lico, dessa vez sobre o Grego.
2 RICARDO PAOLUCCI, [2] 1:0 REINIER FREITAS, [2]
3 MARCOS LICO, [2] 0:1 VINICIUS SAITO, [1.5]
4 DIOGO L. LEITE, [1.5] ½:½ CASSIUS A. SILVA, [1]
5 JORGE KAFHOURI, [1] 1:0 ROBSON SOMEKAWA, [1]
6 JOVANE NIKOLIC, [1] ½:½ CRISTHIAN AVGOUST, [1]
7 MAURICIO SCHINDLER, [1] 1:0 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, [1]
8 WASHINGTON ASSIS, [1] 0:1 NILSON FARIA, [1]
9 RODRIGO GUIMARAES, [1] 1:0 CARLOS MURAI, [1]
10 DUILIO MURAI, [1] 1:0 CARLOS FABRINO, [1]
11 AIRTON MOLILAS, [0] 0:1 ADLER NIKOLIC, [0]
12 MARCELO ALVES, [0] 1:0 SIDNEY D. ALVES, [0]
13 DANTE HONDA, [0] ½:½ LUIS MARTINS, [0]
Morado conduziu bem um final de Rei e Peões contra o bom jogador Rodrigo Martins, o Tikal. Paolucci aproveitou ao máximo o tempo disponível para pressionar o grande Reinier Freitas. E dessa vez, Marcos Lico não resistiu ao poder do forte Saito.
Paolucci e Saito. Ao fundo, Luiz de Paula acompanhando as 1as. Mesas.
2 VINICIUS SAITO, [2.5] 1:0 JORGE KAFHOURI, [2]
3 RODRIGO MARTINS, [2] 1:0 DUILIO MURAI, [2]
4 MARCOS LICO, [2] 1:0 DIOGO L. LEITE, [2]
5 REINIER FREITAS, [2] 1:0 MAURICIO SCHINDLER, [2]
6 NILSON FARIA, [2] 1:0 RODRIGO GUIMARAES, [2]
7 CASSIUS A. SILVA, [1.5] 1:0 JOVANE NIKOLIC, [1.5]
8 CRISTHIAN AVGOUST, [1.5] 1:0 ROBSON SOMEKAWA, [1]
9 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, [1] 0:1 WASHINGTON ASSIS, [1]
10 CARLOS MURAI, [1] 1:0 CARLOS FABRINO, [1]
11 ADLER NIKOLIC, [1] 0:1 MARCELO ALVES, [1]
12 LUIS MARTINS, [.5] 1:0 AIRTON MOLILAS, [0]
13 SIDNEY D. ALVES, [0] 1:0 DANTE HONDA, [.5]
O resultado da Mesa 01, deixa o torneio aberto e emocionante, com três jogadores fazendo 3,5 e outros 4 jogadores com 3,0. A 5a. Rodada prometia emoções.
2 RODRIGO MARTINS, [3] 0:1 RICARDO PAOLUCCI, [3.5]
3 REINIER FREITAS, [3] 0:1 NILSON FARIA, [3]
4 DUILIO MURAI, [2] 1:0 MARCOS LICO, [3]
5 CRISTHIAN AVGOUST, [2.5] 0:1 CASSIUS A. SILVA, [2.5]
6 DIOGO L. LEITE, [2] 0:1 MARCELO ALVES, [2]
7 MAURICIO SCHINDLER, [2] 0:1 CARLOS MURAI, [2]
8 JORGE KAFHOURI, [2] 0:1 RODRIGO GUIMARAES, [2]
9 WASHINGTON ASSIS, [2] 1:0 JOVANE NIKOLIC, [1.5]
10 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, [1] 0:1 LUIS MARTINS, [1.5]
11 ROBSON SOMEKAWA, [1] 1:0 ADLER NIKOLIC, [1]
12 CARLOS FABRINO, [1] 0:1 SIDNEY D. ALVES, [1]
13 DANTE HONDA, [.5] ½:½ AIRTON MOLILAS, [0]
Place Name Score M-Buch. Buch. Progr.
1 RICARDO PAOLUCCI, 4.5 10.0 16.0 14.0
2 NILSON FARIA, 4 9.0 15.5 11.0
3 BRUNO MORADO, 4 9.0 14.5 13.5
4 VINICIUS SAITO, 4 8.0 14.0 12.5
5 CASSIUS A. SILVA, 3.5 7.5 12.0 8.5
6 RODRIGO MARTINS, 3 10.0 17.0 11.0
7 MARCOS LICO, 3 9.0 15.0 11.0
8 DUILIO MURAI, 3 9.0 14.0 8.0
9 REINIER FREITAS, 3 8.0 13.5 11.0
10 RODRIGO GUIMARAES, 3 8.0 12.5 9.0
11 CARLOS MURAI, 3 8.0 12.0 8.0
12 WASHINGTON ASSIS, 3 7.0 12.0 7.0
13 MARCELO ALVES, 3 6.5 11.0 6.0
14 CRISTHIAN AVGOUST, 2.5 8.0 13.0 8.5
15 LUIS MARTINS, 2.5 5.0 8.5 4.5
16 DIOGO L. LEITE, 2 9.5 14.5 8.5
17 JORGE KAFHOURI, 2 9.0 14.0 7.0
18 MAURICIO SCHINDLER, 2 8.0 13.0 7.0
19 SIDNEY D. ALVES, 2 6.0 11.5 3.0
20 ROBSON SOMEKAWA, 2 6.0 10.0 6.0
21 JOVANE NIKOLIC, 1.5 7.5 12.0 5.5
22 PAULO ROGERIO DOS SANTOS, 1 7.5 12.5 5.0
23 CARLOS FABRINO, 1 7.0 10.5 4.0
24 ADLER NIKOLIC, 1 6.5 10.0 3.0
25 DANTE HONDA, 1 5.0 8.0 2.0
26 AIRTON MOLILAS, 0.5 4.5 8.5 0.5
Ficam os nossos agradecimentos a todos os participantes, que tiveram a oportunidade de desgustar um delicioso jantar, no buffet noturno da Rotesserie do Mario, após o evento. Agradecemos também às atendentes da Cantina, capitaneadas pela simpática e agradável Cláudia.
Reinier, Tikal, Morado e Paolucci, ao final do Torneio.
Buffet livre, da Rotisserie do Mario.
Convidamos os jogadores e leitores a tecerem os seus comentários e impressões nesse espaço. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
Srta. Cláudia - Gerente da Noite À Direita, Claudio Bedotti
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
SIMULTÂNEA COM O MF LUCIANO MALTA MAIA
Na agradável tarde do último sábado, dia 31, tivemos a honra e o grande prazer de receber o MF LUCIANO MALTA MAIA, quando da realização de uma simultânea, jogada contra 11 tabuleiros, com direito a revanche, em um total de 18 partidas.
Devo dizer, que o Luciano é daqueles jogadores de xadrez com carisma suficiente para justificar a consideração pessoal que possui dos demais habitantes do meio enxadrístico paulistano. Trata-se de pessoa simples, atenciosa para com os pobres mortais "capivaras" e bastante competente na atividade das 64 casas.
Portanto, fica mais uma vez registrado o nosso agradecimento e os nossos respeitos, a pessoa do corajoso MF Luciano Maia. Corajoso, inclusive, porque compareceu com a carteira cheia (já foi dito que a quadrilha do Xadrez de Rua não assalta os convidados, no 1o. encontro)...
O nível médio dos participantes era de 2000 FPX. No cômpito geral, alguns jogos com alguma dificuldade, permitiram que o Nobre Luciano não tivesse uma tarde apenas de moleza. . Também, após 3 horas de embates, a concentração começa a cair.
De qualquer modo, acredito que o nível de avaliação enxadrística do evento, deva ser feito por quem realmente conhece do assunto. Fica aqui, portanto, aberta a porta para que o próprio Luciano teça os devidos comentários sobre a sua atuação, e a daqueles que considerar citáveis. Também fica o convite para que os participantes possam expressar as suas ponderações.
Dos 11 participantes, alguns solicitaram "revanche", após o esmagador placar de 11 vitórias , na 1a. "rodada" de jogos.
Os inconformados "capivaras", sentaram novamente para apanhar mais um pouquinho. Só que dessa vez, deram um pouco mais de trabalho ao já cansado Luciano. Resultado: 4 empates. Conseguiram convencer o Luciano: Luis "Jack" Martins, Rodrigo Martins (o Tikal), Kezys Tumenas e Reinier Freitas. O desempenho geral, apontou o invicto placar de 14 vitórias e 4 empates.
A avaliação que se pode fazer do evento parece ser a melhor possível. Na calçada da Cantina do Mário, mais de 15 pessoas observavam a realização da simultânea, incluindo um turista russo, provavelmente oriundo de uma visita ao Museu do Ipiranga. Ponto para a divulgação desse esporte que todos gostamos, mas que ainda tem pouco espaço na nossa quatrocentona cidade de São Paulo.
Agradecemos também a presença do MF Eduardo Marra e do conhecido enxadrista Roberto Del Bosco. Não participaram da simultânea, mas ambos abrilhantaram o nível do xadrez jogado na Associação de Jogadores de Xadrez de Rua. Sejam sempre bem-vindos...
sábado, 17 de janeiro de 2009
PEÇAS DE XADREZ EM ORIGAMI
O sempre atuante MARCOS ANTONIO NATAL GOMES, colaborador do excelente Grupo Yahoo! Academia de Xadrez, nos envia um tópico bastante interessante e curioso.
Trata-se de um site em que se ensina a fazer peças de xadrez em Origami:
http://idealgratis.com/curso/curso-de-origami-das-pecas-de-xadrez/2/
Para os que conseguirem, peço a gentileza de mandarem uma foto a esse blog.
sábado, 10 de janeiro de 2009
1a. ETAPA CIRCUITO RÁPIDO 2009 - 6o. Aberto
6º. Torneio Aberto do Xadrez de Rua
1ª. Etapa Circuito Rápido 2009
Organização e Direção – Assoc. Jog. Xadrez de Rua
Local: Calçada da Cantina do Mário
Praça Min. Fagundes de Almeida, em frente ao Hospital São Camilo –Ipiranga/SP
Dia 14 de Fevereiro de 2009 (sábado)
Ritmo de Reflexão: 21 x 21 minutos, KO., 05 Rodadas
Emparceiramento: Sistema Suíço, com Rating FPX
Horário: 16:00 hs. (início da 1ª. Rodada).
Arbitragem: Árbitro do Xadrez de Rua
OS JOGADORES DEVERÃO TRAZER PEÇAS E RELÓGIO
Inscrições: R$ 20,00 para inscrições antecipadas, via depósito bancário,com apresentação de recibo de pagamento. Pedimos que informem depósito, via e-mail, para listagem de jogadores.
Banco: Nossa Caixa
Ag: 0378-6
Conta POUPANÇA: 19-010155-2
Nome: Armando Milani Bernardi
INSCRIÇÕES TAMBÉM PODERÃO SER FEITAS NO LOCAL DOS JOGOS, ATÉ ÀS 15:30 DO DIA DO TORNEIO (sujeito a confirmação de vagas)
OS JOGADORES INSCRITOS PODERÃO ALMOÇAR OU JANTAR GRATUITAMENTE, NO DIA DO TORNEIO, (bebidas, à parte)
Listagem de Jogadores disponível em:
PREMIAÇÃO
1º. Colocado - R$ 100,00 (Cem Reais)
2º. Colocado - R$ 60,00 (Sessenta Reais)
3º. Colocado - R$ 40,00 (Quarenta Reais)
Dúvidas e demais informações: xadrezderua@yahoo.com.br
Ou pelo telefone: (011) 2914-9866, com Armando
APÓIO: Rotisserie e Restaurante do Mario
IXC – Internet Xadrez Clube - www.ixc.com.br