sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Conduta na Arbitragem

Aqueles que frequentam e jogam torneios, sabem que a arbitragem é sempre um assunto polêmico. As regras do xadrez são genéricas e indicativas, cabendo ao árbitro a tomada da melhor decisão, em cada caso analisado.

Marcos Antonio Natal Gomes (marcosnatal@gmail.com) um dos nobres comentaristas do grupo de discussões Academia de Xadrez, do Yahoo, tradicionalmente me envia notícias e curiosidades enxadrísticas, por e-mail.

Nesse caso, reproduzo aqui, uma dúvida sobre arbitragem, respondida pelo grande AI Antonio Bento. Mais do que o caso específico, a resposta aponta para uma linha de conduta daqueles que desejam realizar uma boa arbitragem:


Reivindicação de empate com base no art. 10.2 - Adversário está em rede de mate!
Vocês sabiam disso?

A resposta é do AI Antonio Bento de Araujo Lima Filho.
Pergunta: Um jogador chama o árbitro alegando que o seu adversário não tem como ganhar a partida e demonstra a seqüência de jogadas que o leva a ganhar a partida, analisando todas as respostas possíveis de seu adversário (o famoso mate em cinco ou mate forçado em mais lances). Se o árbitro observar que a seqüência dada é correta, deve declarar a partida empatada? Ou deve deixar o jogo prosseguir até que um dos jogadores dê mate ou que alguma seta caia?

Resposta: Não compete ao árbitro analisar posições da partida para verificar quem está ganho, quem está melhor, quem está pior! A posição não tem a menor importância. Além disso, não existe nenhum dispositivo na lei do xadrez que garanta a vitória para o jogador que disponha de mate em 1, 2, 3, 4 ou 5, etc... Vale lembrar, também, que a lei do xadrez tem duas partes: uma trata das regras do jogo e a outra versa sobre as regras da competição. E o fator tempo é importante também, visto que a queda de seta (devidamente acusada) implica na perda da partida, a não ser que o adversário não tenha material para dar MATE. O árbitro não pode decretar empate nestas situações, uma vez que estaria agindo, desastradamente, interferindo no resultado normal de uma partida. Deve, portanto, deixar a partida prosseguir.

Nenhum comentário: